Tempura (em japonês てんぷら ou 天麩羅, tenpura) é um prato clássico da culinária japonesa. Consiste de pedaços fritos de vegetais ou mariscos envoltos num polme fino. A fritura é realizada em óleo muito quente, durante apenas cerca de dois ou três minutos.




História e variações

A tempura foi introduzida no Japão por missionários portugueses ativos particularmente na cidade de Nagasaki fundada igualmente por portugueses, durante o século XVI. A palavra tempura poderia ter sido derivada tanto da palavra portuguesa "tempero" (ou do verbo temperar), como de "têmporas", nome que designa os períodos de jejum realizados no catolicismo, tais como a Quaresma (chamada em latim de quadragesima tempora), onde tradicionalmente os fiéis se abstinham do consumo de carnes, preferindo comer vegetais e peixes.

Hoje em dia ainda existe um prato em Portugal muito semelhante à tempura, denominado peixinhos da horta, que consiste de pedaços de feijão-verde fritos envoltos num polme geralmente mais espesso que o da tempura. Existem ainda algumas variações sobre este prato, usando tipos diferentes de legumes, tais como a abóbora.

Receita de Tempurá

Ingredientes
6 camarões médios
1 berinjela pequena
1 cenoura
1 cebola
1 pimentão verde
couve-flor
brócolis
aspargos
quiabo

(podem ser usados outros legume, peixes ou frutos do mar. O video abaixo mostra uma chef fazendo tempuras de folha de menta, e me pareceu bem apetitoso!)

Massa
1 ovo
300 ml de água gelada
280 g de farinha de trigo
1 colher de café de sal

Modo de Preparo

Prepare a massa misturando a água gelada ao ovo, misture bem e acrescente o sal.

Coloque os líquidos sobre a farinha misturando delicadamente, não é preciso deixar a massa muito lisa. Deixe descansar por 10 minutos.

Limpe os camarões mantendo o rabo. Faça pequenos cortes na parte interna dos camarões (isso evita que eles enrolem quando forem fritos).
Corte a berinjela, pimentão, cebola e cenoura em fatias, pré-cozinhe a couve-flor e separe as flores.
Faça o mesmo com os brócolis.

Passe cada ingrediente em farinha de trigo e depois na massa do tempura.

Frite em óleo quente e escorra em papel absorvente.




Fontes:
Wikipedia
Terra

Comments (0)