Sake ou nihonshu é uma bebida alcoólica japonesa, basicamente feita de grãos de arroz e água. A palavra sake no Japão também é usada para designar qualquer bebida alcoólica.

A história do sake remonta ao século VIII, ano em que foram admitidas em Heiankyo (atual Kyoto) pessoas encarregadas de produzir sake para o Palácio Imperial. O sake era uma importante oferenda nas atividades religiosas e, era comum saboreá-lo após a oferenda. Muito utilizado em festividades ligadas à agricultura, em casamentos e despedidas, o sake refinado tornou-se popular na segunda metade do século XVIII (Período Edo). Há duas variedades de sake refinado: karakuchizake (sake seco) e o amakuchizake (sake doce).

Existe um ritual especial à mesa para tomar o saquê. Levante o seu copinho para receber a bebida, servida sempre por seu vizinho de mesa, apoiando-o com a mão esquerda e segurando-o com a direita. É imprescindível que você sirva o seu vizinho de mesa porque não é de bom tom servir a si próprio. O copo de saquê deve sempre ficar cheio até o final da refeição. A tradição manda fazer um brinde, Campai, esvaziando o copinho num só gole. É sinal de hospitalidade e atenção.

A melhor temperatura para o saquê ser consumido é de 35º C, porque nesta temperatura se percebe melhor as delicadas características da bebida. Mas pode ser bebido em temperaturas superiores ou inferiores, de acordo com a estação do ano.

Quando aquecido, a uma temperatura de até 45º C, o saquê é conhecido por kan . Torna-se encorpado e adquire um sabor acentuado de melão.Quando resfriado, o saquê é conhecido por higa e assume um sabor frutado.

Para mais:

Aliança Cultural Brasil-Japão
Wikipedia - Sakê
Wikipedia - Sakê (em inglês, muito mais completo)
Terra - Dicas de Culinária

Comments (0)